1.5.09

357 milhões

According to the election commission, the voting percentage recorded till evening remained in Uttar Pradesh (45 %), Bihar (48 %), Madhya Pradesh (44 to 45 %), Karnataka (57%), Maharashtra (43 to 45 %), Gujarat (49 to 50 %), Jammu and Kashmir (30 %), West Bengal (for first phase 64%) Sikkim (till last reports 60 %).
Fala-se muito da "maior democracia do mundo", sua impressionante participação eleitoral, da mobilização política de novos grupos sociais, do democratic upsurge, das novas gerações de eleitores (1 milhão de novos votantes nestas eleições) etc., etc. Tudo verdade e muito interessante.

Mas cá estão indicadores de que a democracia indiana sofre dos mesmos flagelos que afectam as democracias europeias, embora por razões diversas. A terceira fase das eleições (e são nacionais, não umas europeias ou um referendo qualquer num dia de praia em Junho...) registou menos de 50% de participação eleitoral.

Nas eleições de 2004 a abstenção ultrapassou os 40%. Com os resultados desta terceira fase (em que se incluem alguns dos maiores estados indianos), é possível que este valor se aproxime desta vez dos 50%. Isto é, em cada dois indianos com capacidade de voto, só um exerce esse direito. Nesse sentido, talvez este blogue se devesse chamar "357 milhões".

1 comentário:

  1. «A terceira fase das eleições (e são nacionais, não umas europeias ou um referendo qualquer num dia de praia em Junho...) registou menos de 50% de participação eleitoral.»

    Chamem-me Europeísta, se assim o quiserem, mas custa-me a crer que a mentalidade patriótica de que uma eleição nacional tem mais valor, à partida, que uma eleição europeia. E muito menos posso concordar com a transcrição relativamente ao referendo, uma vez que o considero o expoente máximo da democracia (a não ser que se refiram a direitos inegáveis; nesse caso sou apologista da aprovação parlamentar imediata). De qualquer modo, relembro que, em 2005 (creio), aquando das Europeias, Portugal teve uma abstenção de cerca de 60%, o que, a meu ver, revela o tal espírito patriótico do "nacional vota-se, europeu alguém há-de votar por mim, além de que aquilo fica longe e pouco ou nenhum respeito me diz".

    De qualquer forma é de lamentar que tal abstenção se verifique. Gostaria, se possível, de saber (muito resumidamente) quais as razões para que tal aconteça.

    ResponderEliminar