28.4.09

Third Front

Patna (PTI): New fronts have emerged after every general election since 1996 and a new non-Congress front comprising secular parties would come up after the ongoing Lok Sabha elections also, CPI(M) Politburo member Sitaram Yechury said on Tuesday.
A Terceira Frente não conta, essa é uma das poucas certezas que se pode ter sobre a situação política indiana. Por mais força que, formalmente, possa agora aparentar, fragmentar-se-á no minuto seguinte ao anúncio dos resultados, no dia 16 de Maio. Não é mais do que um aglomerado sui generis de partidos políticos que não partilham absolutamente nada, pelo contrário, divergem fundamentalmente: de comunistas e regionalistas, a tribais e ex-aliados dos nacionalistas do BJP.

Claro que a Yechury convém salientar a utópica possibilidade de a Third Front formar governo, porque é a única forma de o CPI(M) realizar a sua ambição de liderança num sistema crescentemente bipolarizado.

Yechury fala da frente alternativa para evitar também comentar um cenário bem mais possível: os comunistas voltarem a apoiar Manmohan Singh e/ou o Congresso, um ano depois de terem batido com a porta, em choque com a aproximaçao estratégica aos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário