14.5.09

Voto em branco / None of the above

Reflecte bem a forma arrogante com que as elites burocráticas indianas impõem a "sua" democracia às "massas selvagens": o voto em branco não existe nas eleições indianas. Nos aparelhos de voto electrónicos não existe botão para tal, pura e simplesmente. Aos eleitores indianos insatisfeitos com os candidatos (e não são poucos) resta a alternativa da abstenção, ou um processo complexo, moroso e público (requer um pedido formal à mesa de voto, preenchendo-se depois um requerimento) para um "no vote".

O interessante é que esta questão tem sido debatida de forma apaixonada por eleitores mais novos, que se procuram organizar para incluir uma opção equivalente ao voto em branco, mas com uma mensagem política explícita: "none of the above". Há mesmo um grupo no Facebook e uma petição:
In a great democracy, respect must be given to the opinion of each and every voter, and give due consideration to their thinking & feelings. Thus we the people of India demand a provision in the Electronic Voting machine, to cast a vote as "NO VOTE" i.e. "I(voter) would not like to vote for any of the above contestants."
É um debate interessante que espelha bem o descontentamento dos novos eleitores indianos, sendo que só nestas eleições 43 milhões votam pela primeira vez num país em que 60% das pessoas tem menos de 25 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário