13.5.09

O que é nacional é bom

Queixamo-nos muitas vezes em Portugal de que a política externa não é um factor preponderante nas campanhas e nos programas eleitorais dos partidos. Na Índia, essa negligência é ainda mais gritante: exceptuando algumas banalidades do BJP, INC e Comunistas, não há partido que apresenta uma agenda externa consolidada para o país. O enfoque é exlcusivamente doméstico, principalmente regional e local. No meio de tanta "matéria política", política externa é um non-issue nas eleições indianas, mesmo em "tempos interessantes" como os actuais. Este artigo do Economist regista este desinteresse eleitoral como alguma surpresa despropositada:
Despite the global economic crisis, a major foreign-policy shift towards the US, the Mumbai terrorist attacks and deteriorating relations with Pakistan, none of these issues has gained election prominence. As a result, political parties have focused their campaign efforts on highlighting their achievements in promoting local economic development.

1 comentário:

  1. Parece-me ser um fenómeno típico de grandes países como os Estados Unidos, Rússia, China, Índia ou eventualmente outros ignorar o resto do mundo. Cada um deles julga-se o centro do mundo e o resto não tem importância. Se fossemos grandes talvez cometessemos o mesmo pecado.

    ResponderEliminar