25.4.09

Rahul e a nova geração

I do not think I have the experience to be the Prime Minister of the country right now (aqui)
Rahul Gandhi tem ainda muitos anos pela frente. O PM actual tem 76 anos. O líder da oposição 81. Em termos políticos indianos, mesmo tendo em conta o factor dinástico Nehru-Gandhi, é ainda um adolescente. O seu discurso político errático não ajuda - não foi até hoje capaz de lançar nem o esboço de um projecto inovador.

Entretanto, surgem outras faces que procuram cativar o imenso eleitorado jovem. Só nestas eleições há mais de 100 milhões de novos votantes.

Nova geração?

Recordo aqui alguns dos meus comentários sobre esta "nova geração", do artigo Os príncipes herdeiros, de Francisca Gorjão Henriques, Público, 12 de Janeiro.

"Eu não falaria tanto numa nova geração de políticos, mas mais de uma nova geração de eleitores", comenta ao P2 Constantino Xavier, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova (IPRI). "E por arrasto, os partidos procuram cativar a nova classe eleitoral através de estratégias de marketing - Internet, telemóveis - e de temas nacionalistas, que apelem a uma Índia superpotência futura."

Os candidatos jovens são, por isso, o melhor instrumento para fazer passar a mensagem. "Muitos são filhos de grandes magnatas industriais, estudaram fora, têm um discurso a favor da liberalização económica, mas nacionalista em termos de projecção do país", continua. Dão também ênfase à ciência e tecnologia: "São muito bem formados e reconhecem no papel dos cérebros o pilar para o projecto Índia." Será também uma geração mais preocupada com a abertura ao exterior, sobretudo aos EUA, onde muitos estudaram.

"Omar tem um discurso inovador a nível intelectual, em termos do papel da Índia no mundo, da religião... Outros limitam-se a seguir as pisadas dos pais, a seguir a lógica dinástica da sucessão", continua Xavier.

De qualquer forma, a imagem da democracia indiana está desgastada e precisa de uma nova visão. Diz Constantino Xavier: "Assiste-se a uma transformação da política indiana, que está a deixar de ser o monopólio das gerações mais velhas" devido à entrada em cena de maiores índices de literacia, às novas tecnologias, "a um projecto que contrasta com as ideias políticas cinzentas pós-Nehru, com um projecto de futuro... Os jovens estão interessados em fazer esse debate."

Sem comentários:

Enviar um comentário